Agulhas de Crochê
- Pâmella Miraglia

- 10 de fev.
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Se você quer aprender crochê está no lugar certo! E hoje para estrear nossas aulas eu quero conversar com você sobre agulhas. Além do vídeo abaixo eu deixo aqui pra ti um "manualzinho" sobre o tema, para você consultar sempre que precisar.
Pra ti que ainda não tem intimidade com o crochê, será muito válido entender um pouquinho sobre a parte teórica dessa técnica para enfim começarmos a crochetar.
Começando do começo, só a nível de curiosidade: A palavra "crochê" vem do francês "crochet", que significa "gancho", que se refere a ponta de todas as agulhas de crochê que formam um gancho para que possamos tecer.
E é claro que começo esse manual com as perguntas mais famosas de quem está iniciando: "Qual a melhor marca de agulha?", "Qual material de agulha é melhor para trabalhar?".
Te respondo com muita certeza: Você vai escolher a que for mais confortável para a sua mão! Simples assim. O que é ideal pra mim, pode ser totalmente desconfortável pra ti.
Claro que hoje temos no mercado agulhas ergonômicas, leves, feitas com materiais que prometem o melhor conforto na hora de crochetar, mas às vezes aquela agulha antiga da sua avó é a que tu mais vai se adaptar. Pra isso eu te aconselho a ir comprando (quando puder é claro) alguns modelos diferentes de agulhas para testar.
Além do tipo de material e marca, você vai escolher a agulha para o seu trabalho através do tamanho. Elas são medidas em milímetros, que no geral vão de 0,5mm até algumas super grossas com 20mm. Tudo depende do fio que você vai utilizar e do tipo de peça que você irá tecer. Mas fique tranquila, essa numeração é gravada em toda agulha, independente do material ou fabricante.

Vamos refinar ainda mais nosso aprendizado?
As agulhas de crochê são formadas por 5 partes:
Ponta ou gancho - É a parte que irá segurar o fio para que você possa tecer cada ponto. É pelo tamanho do gancho que escolhemos a agulha certa para cada fio. Pescoço - É por onde o fio desliza enquanto você tece os pontos.
Eixo - O comprimento de onde termina o pescoço até o apoio e cabo.

Apoio - O próprio nome diz, onde apoiamos a agulha no dedo para dar estabilidade e mais conforto no momento de crochetar. Geralmente é uma parte mais plana e fina na agulha.
Cabo - É onde seguramos a agulha para crochetar. Existem cabos de diferentes materiais e formatos, proporcionando diversas opções para você experimentar..

Recebi essa pergunta de uma seguidora e quero utilizar a mesma para darmos continuidade ao nosso manual:
"Pâm, fui num armarinho esses dias e vi um tanto de modelo e cores de agulhas, cada um delas serve para um tipo de ponto de crochê?"
A resposta é não! As agulhas de crochê hoje são fabricadas com uma variedade gigante de materiais. Mas o gancho de 5mm por exemplo, é o mesmo em todas as agulhas, pode existir mínimas diferenças entre uma marca e outra, mas nada que diferencie o resultado da peça com determinado fio que pede aquela numeração de agulha. Novamente reforço, você vai escolher o modelo e material de agulha que mais se adaptar em trabalhar.
Sobre as cores, muitas marcas além de terem o número em milímetros gravada na agulha, também diferenciam o tamanho através de cores para facilitar a identificação.
Vou mostrar para vocês as agulhas mais vendidas da marca Círculo. Elas são amplamente utilizadas no Brasil pela qualidade e preço. (Vamos deixar para falar das importadas numa aula específica ok?)
AGULHAS DE ALUMÍNIO:
É uma agulha leve com formato anatômico que promete deslizar facilmente o fio ao tecer e são coloridas para facilitar a identificação. São comercializadas nos tamanhos: 2,0 mm - 2,5 mm - 3,0 mm - 3,5 mm - 4,0 mm - 4,5 mm - 5,0 mm - 5,5 mm - 6,0 mm - 6,5 mm - 7,0 mm - 8,0 mm - 9,0 mm - 10,0 mm.

AGULHAS DE AÇO NIQUELADO:
É a agulha mais tradicional que existe no meu ponto de vista. Quem nunca viu uma agulha dessa? (as bichinhas servem até para tirar mechas da touca para fazer luzes no cabelo kkkk). Possuem numerações baixas: 0,60 mm - 0,75 mm -1,0 mm - 1,25 mm - 1,50 mm - 1,75 mm - 2,10 mm , ideais para se trabalhar com fios finos.

AGULHAS DE ACRÍLICO:
Uma agulha muito leve também com formato anatômico e super coloridas para diferenciar os tamanhos. São comercializadas nos tamanhos: 3,0 mm - 4,0 mm - 5,0 mm - 6,0 mm - 7,0 mm - 8,0 mm - 9,0 mm - 10,0 mm - 12,0 mm.

AGULHAS COM CABO DE BORRACHA E GANCHO DE ALUMÍNIO:
As famosas agulhas Soft. Elas também possuem formato anatômico, o cabo de borracha garante o conforto ideal para suas mão e elas também são coloridas para diferenciar os tamanhos. São comercializadas nos tamanhos: 1,25 mm - 1,50 mm - 1,75 mm - 2,0 mm - 2,5 mm - 3,0 mm - 3,5 mm - 4,0 mm - 4,5 mm - 5,0 mm - 5,5 mm - 6,0 mm - 7,0 mm - 8,0 mm.
Essas são as agulhas nacionais que mais utilizo, AMO e super indico.

AGULHAS COM CABO DE BAMBU E GANCHO DE ALUMÍNIO: Esse modelo de agulha possui o cabo plano e anatômico e por ser de bambu é uma agulha super leve. Porém esse tipo de agulha divide opiniões. Existem crocheteiras que amam e outras que não conseguem de jeito algum trabalhar com elas. Eu sou uma delas. Não me adaptei.
São comercializadas nos tamanhos: 1,25 mm - 1,75 mm - 1,50 mm - 2,0 mm - 2,5 mm - 3,0 mm - 3,5 mm - 4,0 mm - 4,5 mm - 5,0 mm.

AGULHAS COM CABO DE BORRACHA E GANCHO DUPLO DE AÇO:
Esse modelo é uma novidade da marca visando praticidade. Numa mesma agulha você tem dois tamanhos de gancho. Elas são lindas, com cores diferentes para diferenciar os tamanhos, leves e formato do cabo proporciona uma "pegada" na agulha excelente. São comercializadas nos tamanhos: 2,0 mm x 3,0 mm - 2,5 mm x 3,5 mm - 2,0 mm x 4,0 mm - 2,5 mm x 4,5 mm - 3,0 mm x 4,0 mm.

Para concluir a nossa aula sobre agulhas, vou pontuar e reforçar algumas dicas pra você consultar sempre que quiser:
Agulha ideal é aquela que cabe no seu bolso (principalmente agora no início) e a que for mais confortável pra tecer.
Não se engesse num modelo de agulha, a sua favorita pode mudar conforme o fio utilizado, você pode amar trabalhar com a agulha soft para fios finos e amar as de acrílico para trabalhos com fios grossos.
Sempre consulte o rótulo do fio, por lá você vai encontrar os tamanhos de agulha indicados para se trabalhar. Para quem está começando e que ainda não descobriu qual a sua tensão de ponto, a dica é escolher o meio termo indicado no rótulo, daí de acordo com o resultado do trabalho e a prática no crochê ir aumentando o tamanho da agulha (se o seu ponto for apertado), ou diminuindo o tamanho da agulha (se o seu ponto for solto).

Espero que tenha gostado dessa nossa primeira aula. Se você tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários que te respondo com prazer. Ah, e claro, seu recadinho por aqui com o feedback do que passei pra ti até agora também será muito bem-vindo. Aproveita e me segue lá no Canal do YouTube: CLICA AQUI E também lá no Instagram: CLICA AQUI
Beijos e até a próxima, onde vou te explicar tudo sobre fios.
.png)




Poxa, adorei! Super bem explicado. Já ansiosa pela próxima aula.